8 de fevereiro de 2018

Fique por dentro Apala: Alerta para o uso excessivo de internet e tecnologia

Uso excessivo comprometem a saúde integral gerando principalmente, sérios problemas emocionais, neurológicos e psíquicos, destacando como principais: sensação de solidão, depressão, obesidade, ansiedade, baixa autoestima e aumento da agressividade

 

 

*Por Sandra Agrelli

 

Em todos os espaços do cotidiano de vida das pessoas, tem sido perceptível o  aumento do uso  dos aparelhos tecnológicos e da internet diminuindo cada dia mais o contato pessoal, tão necessário para as relações humanas. Se o excesso de uso é prejudicial á qualquer pessoa, para crianças e adolescentes  os efeitos podem ser ainda mais nocivos e  é preciso atenção dos pais e responsáveis para os limites e cuidados na hora de usar as tecnologias. Importante lembrar que cabe aos pais ,responsáveis e educadores, serem referência positiva no desenvolvimento formativo e educativo de crianças e adolescentes. Assim sendo, antes de proibir ou limitar o uso dos celulares, tabletes e outros aparelhos tecnológicos é preciso que pais ,responsáveis e educadores observem o quanto também possam estar “conectados” e “desconectados” com o mundo presencial. SER PRESENTE É SE FAZER PRESENTE nos cuidados que vem pelo sentir, ouvir, falar, tão necessários para que nos torne pessoas melhores e mais felizes.

Alerto que os riscos para o uso excessivo comprometem a saúde integral gerando principalmente, sérios problemas emocionais, neurológicos e psíquicos, destacando como principais: sensação de solidão, depressão, obesidade, ansiedade, baixa autoestima e aumento da agressividade.

Como solução, que tal resgatarmos com nossas crianças e adolescentes o mundo da ludicidade, que vem pelo brincar de ontem, tão bem representado por algumas das imagens abaixo?

*É Coordenadora Setor de Psicologia Clínica Apala e Psicóloga Clínica da POLICLIN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *