30 de dezembro de 2019

Filósofo propõe 11 passos para se reinventar e fazer diferente no Ano Novo

 

Com a aproximação do 31 de Dezembro e a véspera do Ano Novo, muitas promessas são feitas no âmbito de melhoria pessoal, mudança de vida e diversas outras áreas. As famosas resoluções de Ano Novo são já velhas conhecidas de muitos ou praticamente todos nós. Mas a verdade é que nem sempre estas metas se cumprem ou de fato caminhamos durante aquele ano em direção a elas.

O filósofo Fabiano de Abreu acredita que no entanto, muitos dos que buscam aconselhamento para fazer diferente a cada novo ano acabam sendo sugados por uma indústria da auto-ajuda, que visa mais o lucro do que o benefício ao próximo. Sendo assim, acabam também não alcançando seus objetivos: “na era da auto ajuda, a satisfação pessoal do ato de ajudar é rara tendo sido suplantada pelo interesse financeiro de pessoas que ganham dinheiro tentando ajudar as outras. Muitos viram neste ato uma profissão mesmo sem terem os conhecimentos necessários para exercer esta tarefa. Podemos chamá-los de conselheiros público-privados. São privados pois os pagamos e públicos pois são assistidos por muitos.Cuidado com os conselhos. Eles podem ser dados por pessoas que sabem as respostas prontas mas não entendem a profundidade da pergunta”.

Em lugar de recorrer a gurus da auto-ajuda, Fabiano de Abreu propõe que a resposta para a mudança está na auto-análise e propõe um checklist de Ano Novo de 11 passos, que seriam efetivos para se reinventar verdadeiramente em 2020, de dentro para fora. Confira:

1- Combata a desmotivação

Mas então qual o motivo da crescente desmotivação? O fato de o esforço ser menor? A falta de acontecimentos e a falta de obrigações? O essencial sendo suprido nos faz criar acontecimentos ou tristezas por falta de tristezas? Procuramos um motivo, um objetivo? A falta de obrigações nos afeta a ponto de nos sentirmos preguiçosos em saber que temos obrigações”.

É como se acionasse o dispositivo da falta, como se  contaminasse todo o ser e passasse a não ter mais vontade. Somos na nossa maioria seres inertes, desprovidos de projetos e com pensamento preguiçoso. Creio que a era das tecnologias, em especial a internet, nos tornou seres que escolhem a facilidade. A nossa agilidade mental decaiu na mesma proporção em que a facilidade de acesso a tudo aumentou.

2- Tenha metas

Para resolver toda essa ociosidade atemporal devemos criar o que muitos chamam de sonho mas que eu, pessoalmente, chamo de metas. Os sonhos são ilusões do inconsciente durante o sono e eu refiro-me a algo concreto.

As nossas metas pessoais devem funcionar como um foco, uma meta de vida, alcançável e pelas quais devemos ser mais fortes do que a nossa preguiça. Neste novo ano proponha-se uma meta: transformação. Na natureza nada se perde tudo se transforma. Mas nós humanos se não nos transformarmos, nos perdemos.

3- Aceite a transformação e abrace a evolução

Como parte integrante da natureza, formados pelos mesmos componentes desta, a transformação também faz parte da nossa vida.

Mesmo que estejamos parcialmente satisfeitos, sempre há algo para melhorar.  A evolução é uma constante e deve constar em todos os aspectos na vida. Melhorar, evoluir, aperfeiçoar-se, reinventar.

4- Conhece a ti mesmo

Necessariamente para conseguirmos nos reinventar, criar uma melhor versão de nós mesmos temos que nos aprofundar em algo primordial: o autoconhecimento. Através do autoconhecimento, de uma meditação introspectiva devemos alcançar o chamado de ponto de equilíbrio. A reflexão deve ponderar sobre tudo em nossa vida: erros, acertos, comportamentos, caminhos traçados e seus resultados.

5- Não tenha medo de caminhar

Não podemos esquecer que sem agir nada acontece. Nós somos o motor, a força, o combustível para alcançar as nossas metas. O caminho  deve ser percorrido assente numa ideia concreta. Não vamos confundir ideia com ideal.

6- Seja menos idealista

Todo idealismo inverte a realidade e interfere na sabedoria. O idealismo é uma ideia ingénua já que esconde a realidade que está embutida nos pormenores ou nas nuances e resultam num julgamento.

7- Seja menos julgador

Julgar é uma palavra na qual devemos refletir pois quem julga demais não está aberto a aprender. O conhecimento parte do princípio de ter ciência do motivo pelo qual se sucedeu a ação. Ter uma ideia é bolar um plano de vida para que possamos seguir um caminho e alcançar a meta.

Temos sempre que buscar o lado bom na vida e com isso amenizar o sofrimento. Desta forma priorizados a alegria e temos uma mente refrescada para que possamos continuar nossa trajetória. Na nossa busca pela transformação devemos focar algo importante: ser bom, fazer o bem, mesmo que isso nos faça pensar que ser bom pode ser doloroso.

8- Pare de sofrer pelos erros alheios

Essa é a razão do sofrimento, ter uma visão apurada da realidade. Ao deixarmos de ser egoístas estamos a expor o nosso íntimo, a dar de nós. Mas escolher o lado bom é também uma questão de inteligência.

Fazer o bem é uma maneira de ser bem visto na sociedade e com isso sua conquista torna-se mais facilitada.

9 – Exercite a humildade

Neste percurso há algo mais a ter em conta: a humildade. A humildade é a facilidade que a pessoa tem de poder observar o mundo e aceitar que sempre temos mais a oferecer e que podemos ser sempre melhores. Isso inclui aprender com os erros. Aprender com os erros é uma lição para ser guardada já que ela é a resposta de uma cognição necessária dentro da experiência para que possamos errar menos depois.

10 – Fique bem sozinho

Esteja só em um lugar que te agrade e te traga paz ou esteja com sua mente em plena conciliação.

11- Analise o passado para traçar o futuro

Faça uma retrospectiva da sua vida. Tenha noção dos seus erros, acertos, competências e incompetências. Acrescente uma grande dose de humildade para pensar nos exemplos, nos outros. Crie metas para que possa assim ter um caminho a percorrer e objetivos pelos quais lutar. Não se deixe abater pelos obstáculos, pelas pessoas que te deixam triste; pense que eles servem para que possa aprender, ter mais experiência e sabedoria para lidar melhor com os problemas. Tente que a razão prevaleça à emoção na resolução de problemas concretos mas permita-me sentir quando assim achar necessário. Liberte-se e aproveite tudo o que o novo ano tem para lhe oferecer.

 

Redação Bem Paraná com Assesoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *