28 de setembro de 2020

APALA lança Projeto “Quanto Mais Cedo Melhor”, integrante do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Neste mês de Setembro, em alusão à Campanha Setembro Dourado, que tem por objetivo conscientizar acerca do câncer infantojuvenil e alertar para os principais sintomas da doença, a APALA lança o Projeto “Quanto Mais Cedo Melhor”. 

O projeto, que é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald, faz parte do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, o qual consiste na realização de capacitações de profissionais da Atenção Básica de Saúde, pediatras da rede SUS e privada, além de estudantes de medicina e enfermagem, para que possam suspeitar de sinais e sintomas do câncer em crianças e adolescentes e realizar um encaminhamento mais ágil aos serviços especializados, reduzindo o tempo entre o aparecimento dos sintomas e o diagnóstico, aumentando sensivelmente a expectativa de cura dos pacientes. 

O Programa existe desde 2008 e já capacitou mais de 26 mil profissionais de saúde em 214 municípios, envolvendo 20 instituições e 14 estados. Aqui em Alagoas, o projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios. Apesar dos números expressivos, ainda há um grande número de profissionais a serem alcançados e sensibilizados.

Este ano, em caráter inovador, diante do novo cenário enfrentado diante da pandemia da Covid-19, o Programa seguirá suas ações com algumas inovações. A primeira delas é que o evento se dará em formato online. A segunda, é que seu público alvo será exclusivamente de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Serão ofertadas vagas para as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Universidade Tiradentes – UNIT e Centro Universitário – CESMAC, mediante articulação realizada pela APALA. 

 

As aulas serão ofertadas em formato online, em plataforma que permitirá a interação com os alunos, sendo ofertadas 8 turmas. As aulas serão ministradas pela Médica Oncologista Pediátrica, Dra Suzana Marinho, que também é Coordenadora Científica do Projeto. A Coordenadora Técnica do Projeto, Luiza Cabral, esclarece que as turmas ocorrerão no período de Outubro a Dezembro/2020, e que em breve será disponibilizado acesso a inscrição online, mediante divulgação com Coordenações de Curso das instituições. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *