23 de setembro de 2020

Setembro Dourado entra na “Semana D” nas ações de conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil

Campanha tem objetivo de diminuir a taxa de mortalidade pela doença no país através do tratamento prévio

Com anos de representação, em âmbito nacional e internacional, nos interesses associados à causa do câncer infantojuvenil, a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC juntamente com suas 47 filiadas espalhadas pelo Brasil, entram na “Semana D” da campanha Setembro Dourado, mês dedicado às ações de conscientização do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil através do alerta dos sinais e sintomas da doença.

Mesmo em tempos de pandemia, as instituições envolvidas nessa causa não param e seguem com as ações via redes sociais, sites e demais meios virtuais, com a finalidade de se aproximar cada vez mais da população em todo o território brasileiro e, com o seus principais objetivos: alertar para os sinais e sintomas e falar da importância do diagnóstico precoce.

O Setembro Dourado vem enfatizando a ideia desse diagnóstico antecipado, a qual tem contribuído e muito para o progresso do tratamento. Hoje em dia, 80% das crianças e adolescentes atingidos pela doença podem ser curados. Apesar dos dados apresentarem certa positividade quanto a cura, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE, a taxa de cura ainda deixa a desejar quando a descoberta é feita tardiamente.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Mamães, papais e responsáveis, estejam atentos. Confiram os sinais e sintomas desse câncer: Palidez progressiva; sangramentos ou manchas roxas sem relação com traumas; febre prolongada sem causa definida; vômitos e dores de cabeça persistentes, principalmente pela manhã; alteração da marcha ou da visão ou diminuição da força em pernas ou braços; caroços em qualquer lugar do corpo; ínguas; dores no corpo que não passam e atrapalham as atividades das crianças e brilho branco nos olhos quando a criança sai em fotografia com flash.

Rilder Campos, presidente da CONIACC fala sobre a relevância no fortalecimento da campanha em meio a este cenário pandêmico que o mundo enfrenta. “Devido ao momento que todos nós atravessamos com a pandemia da Covid 19, a Confederação junto as filiadas têm ressaltado o valor da iniciativa, uma vez que a abordagem do diagnóstico e o tratamento do câncer não podem parar. Um dos objetivos desse ano para a campanha, dentro desse cenário, é estimular ainda mais as ações preventivas para que se tornem conhecidas ao maior número de pessoas. Precisamos fazer com que a sociedade se mobilize em torno do assunto, para que as nossas crianças e adolescentes se tornem adultos curados e sem sequelas”, enfatiza Rilder Campos.

A campanha Setembro Dourado segue até o final do mês, mas a luta contra o câncer infantojuvenil continua dentro de outras ações até o final do ano, entre elas, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantojuvenil – DNCCI. Fique de olho nas redes sociais e no site da CONIACC.

Conheça a CONIACC

A Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC representa a concretização de um sonho de anos das lideranças do movimento de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer, graças ao esforço, dedicação, amadurecimento e integração de 47 Instituições filiadas.

Através da CONIACC, surge uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil. A Confederação busca fomentar canais de diálogo com o setor público e privado visando o estabelecimento de políticas públicas, parcerias e ações conjuntas voltadas ao interesse da criança e adolescente com câncer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *