7 de abril de 2021

07 de Abril: Dia Mundial da Saúde

Confira como uma rotina saudável faz toda a diferença na vida de uma pessoa com câncer

Viva ao nosso maior bem!

Hábitos saudáveis fazem toda diferença na vida de pacientes oncológicos. Uma rotina de cuidados básicos e contínuos é aliada poderosa quando se fala em tratamento de câncer. E hoje, no Dia Mundial da Saúde conversamos com profissionais da saúde e separamos três hábitos que fazem toda a diferença na vida de uma pessoa com câncer.

É importante reforçar que nossa equipe está sempre de prontidão para eventuais dúvidas sobre o assunto. Em caso de sintomas repentinos, procure um médico e esteja sempre com seus exames em dia, essa é a melhor forma de prevenção.

  1. Cuidado redobrado com o contágio da Covid-19.

As recomendações das medidas de higiene básica são as mesmas que você provavelmente já conhece, mas não custa nada reforçar. Lave sempre as mãos com água e sabão e deixe o álcool em gel em caso de não conseguir lavar no momento. O uso da máscara é considerado essencial em qualquer ambiente, não a retire enquanto estiver em contato com outras pessoas. Caso precise sair de casa por longos períodos, leve sempre uma máscara reserva e um saco plástico para colocar a utilizada. Evite aglomerações de qualquer tipo e prefira ficar em casa.

“É importante lavar corretamente as mãos, acontece de muitas vezes a higienização ser feita de maneira errada e dessa forma acaba não ajudando muito no controle do contágio. Além disso também devemos ficar atentos a limpeza dos alimentos na hora do preparo e consumo, a higiene deles é essencial.” afirma Dra. Suzana Marinho, oncologista pediátrica e coordenadora científica do projeto Diagnóstico Precoce.

Parece repetitivo, mas para um corpo já debilitado com o câncer, uma doença como a Covid seria devastadora. Por isso é que os cuidados devem ser tomados, para cuidar de quem mais amamos.

  1. Saúde mental importa!

O momento de diagnóstico é sempre antecedido por uma reação negativa de tristeza. A recomendação é evitar isolar-se dos familiares e parentes que queiram e preservem o seu bem. No momento da notícia triste, é importante criar bons ambientes e relembrar quanto amor já foi transmitido para você até aqui. O acompanhamento psiquiátrico faz toda a diferença para o tratamento em direção a cura. Além disso, o autocuidado eleva o bem estar, procure por práticas que te agradem e coloque em ação!

  1. Saúde da boca é a saúde do corpo

Não abandone o seu dentista, cuidados de higiene bucal e visitas ao consultório odontológico reduzem as chances de que infecções se espalhem pelo corpo e agravem o estado de saúde da pessoa com câncer. A utilização de escova e creme dental com flúor irá ajudar e muito a manutenção de dentes e gengivas saudáveis, principalmente durante o período de baixa defesa imunológica, situação que ocorre com frequência durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia.

Uma boca saudável possibilita a mastigação/deglutição adequada de alimentos nutritivos, importantes para a manutenção de um organismo forte, autoestima – através da estética, e bem estar psicológico, visto que a pessoa expõe seu sorriso e mantém relações interpessoais de forma espontânea. De acordo com o dentista e membro da diretoria da Apala, Dr. Natanael Barbosa, “a saúde bucal proporciona qualidade de vida para que a pessoa enfrente o câncer e o seu tratamento com o menor nível de problemas possível”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *