23 de abril de 2021

Dia Mundial do Livro: 5 leituras sobre perseverança e superação para toda a família

Desde a importância de seguir os sonhos até a parte divertida da infância, os livros são grandes aliados de uma criança

“Ler é Brincar” (Rubem Alves)

Desde o clássico até o mais moderno, o livro infantil em sua essência conta histórias sobre a infância e suas particularidades de uma maneira muito única. Na data que celebra essa importante ferramenta da educação separamos cinco dicas de leituras para os pequenos e também para os adultos, de maneira orgânica e prática. Confira a lista e onde achar online cada um deles, bem como um vídeo explicativo ou narrativo dos livros.
1 – A parte que falta
Neste livro ilustrativo acompanhamos a busca do personagem principal pela parte que o completa e dessa forma o autor traz uma reflexão sobre os relacionamentos. O protagonista desta história é um círculo que visivelmente não está completo: falta-lhe uma parte. E ele acredita que existe pelo mundo uma forma que vai completá-lo perfeitamente e que, quando estiver completo, vai se sentir feliz de vez. Então ele parte animado em uma jornada em busca de sua parte que falta. Mas, ao explorar o mundo, talvez perceba que a verdadeira felicidade não está no outro, mas dentro de nós mesmos. Neste clássico, leitores de todas as idades vão se deparar com questionamentos sobre o amor e gratidão a vida.
VÍDEO: Veja aqui

2- Amora
O livro do cantor Emicida conta uma história cheia de simplicidade e poesia, que mostra a importância de nos reconhecermos nos pequenos detalhes do mundo. Na música “Amoras”, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”. E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
VÍDEO: Veja aqui
3- E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas
Em seu segundo livro infantil, o cantor Emicida fala do medo das crianças com um tom lúdico e dinâmico. “O medo às vezes nos paralisa, e para superá-lo é preciso coragem e determinação, mas pode gerar boas surpresas.” É o que o rapper conta, por meio de versos. A história central fala de uma menina que tem medo da escuridão e quando chega a noite, vem a preocupação e a ansiedade. O que ela nem imagina é que, do outro lado, a escuridão também é uma menina, cujo maior medo é a claridade e todo tipo de coisa que se revela quando nasce o sol.

O livro mostra que enfrentar os próprios medos pode nos transformar por dentro e por fora.
VÍDEO: Veja aqui
4- Ursinho Pooh Constrói uma Casa
Nesse clássico infantil, Pooh e seus amigos tratam de temas como persistência e trabalho em equipe através da amizade dos personagens e suas aventuras no bosque. A leitura desse livro ilustrado traz reflexões sobre companheirismo, incentivando a união e o apoio.

5- Somos Todos Extraordinários
Esse livro de 2013 narra a história de Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola e precisa lidar com a reação das outras crianças à sua aparência.
“Somos todos extraordinários” levanta a bandeira da inclusão e respeito às diferenças, mostrando que todos somos especiais. Sua versão para o público infantil motiva crianças com câncer a enxergar que as dificuldades e diferenças não são empecilhos para uma vida feliz.
VÍDEO: Veja aqui

6- Como Pegar Uma Estrela
O último livro da nossa lista fala sobre a importância de perseguirmos nossos sonhos, assim como o protagonista do livro que desejava conseguir, um dia, pegar uma estrela para si.
É fundamental durante o tratamento contra o câncer que os familiares incentivem as crianças para não desistirem de lutar pela cura. Assim, é mais fácil para o paciente entender que não está sozinho e que tem muita gente torcendo por sua recuperação.
VÍDEO: Veja aqui

 

Na sala de apoio pedagógico, a data foi comemorada com muita leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *