28 de abril de 2021

A educação de crianças em processo de adoecimento

Como a Apala trabalha para a continuidade do desenvolvimento educacionais dos assistidos

Uma das práticas mais discutidas quando se fala no câncer infantil é a continuidade no desenvolvimento na educação da criança adoecida. Como abordar certas temáticas? Como manter a metodologia sabendo que em alguns dias aquele aluno vai estar incapacitado de estudar? Esses questionamentos levam ao debate de como manter de maneira contínua e eficaz a educação de crianças com câncer e que, por estarem hospitalizadas, necessitam de atenção extra no ensino.

Quando estão em tratamento oncológico, crianças com câncer precisam afastar-se da escola por longos ou recorrentes períodos em razão das consultas e exames que demandam muito tempo. Na atualidade existem serviços que oferecem esse apoio para evitar evasão escolar na época mais importante da vida, a infância. Em Alagoas, a Apala realiza essa integração proporcionando que no intervalo entre um atendimento e outro, quando hospedadas na casa, as crianças assistam aulas normalmente e realizem atividades lúdicas para desenvolver melhor o aprendizado durante o processo de cura.

Na Apala, o processo de aprendizagem acontece de acordo com a faixa etária e dentro da necessidade de cada assistido. O maior propósito da sala de recursos pedagógicos é trazer um momento prazeroso para as crianças com atividades lúdicas para chamar atenção e despertar o interesse pelos estudos que em alguns casos, anda adormecido.

“Construímos aqui nossas aulas da maneira mais lúdica e colorida possível. Tem que ser alegre para que eles se sintam acolhidos e gostem de estar aqui na sala aprendendo” disse Ana Paula, pedagoga da Apala. Os pequenos são participativos nas aulas e interagem muito bem, gostam muito do ambiente.

Assistido junto com pedagoga em atividade de desenvolvimento cognitivo

“É um pouco triste saber que um dia eles podem se afastar ou passar períodos longos sem vir para a sala pois o tratamento vai impedir esse fluxo. Mas a gente segue na expectativa de oferecer dignidade e alfabetização para essas crianças” completou Ana.

Assistido em atividade pedagógica

Entretanto é preciso compreender que em alguns lugares esse serviço não é oferecido e o sistema escolar não tem respondido às necessidades desses alunos.

Apesar de existirem sim necessidades especiais apresentadas pelas crianças em tratamento oncológico e limitações às práticas normais do cotidiano, não deve haver prejuízo aos exercícios de direitos fundamentais, como o direito a educação.

O projeto Baú de Ideias e a Apala

Há 27 anos, o McDia Feliz e a Apala andam de mãos dadas. Com os recursos garantidos através das vendas, diversos projetos educacionais e voltados para a saúde dos assistidos. Dentre eles, o Baú de Ideias que teve sua primeira edição em 2019 e agora está em uma nova etapa que promete ser tão promissora quanto a inicial.

Nessa segunda fase, que iniciou em 2021, ao longo de 1 ano será disponibilizado a verba para manutenção da sala de recursos pedagógicos, como também a contratação de profissionais especializados, aquisição de materiais para as atividades, e além disso serão confeccionados os “foguetes de leitura”. As bibliotecas móveis serão disponibilizadas na Apala e também nos hospitais de referência em oncologia pediátrica do estado de Alagoas. Elas têm por objetivo estimular a leitura, entretendo os pacientes ao longo do tratamento.

“A ideia de leitura como viagem, algo que forma e transforma o indivíduo leitor, está presente não somente na concepção desse projeto, como também em sua visualidade, já que a biblioteca móvel pediátrica possui um formato de foguete” afirma Luiza Cabral, coordenadora técnica de projetos.

O projeto visa oferecer atividades lúdicas, recreativas e pedagógicas desenvolvidas para atenuar o impacto do tratamento oncológico. Através das ações dele também podemos fornecer um suporte escolar, sempre enfocando em atividades lúdicas.

“É o aprender brincando! Investir no aprendizado do paciente acometido pelo câncer é também reafirmar a esperança na cura e no futuro das crianças e adolescentes, pois a maioria destes acabam por abandonar a escola durante o tratamento tendo em vista que precisam se ausentar por longos períodos” conta Luiza.

Esses recursos contribuem para o enfrentamento da doença e promovem uma ação terapêutica que auxilia na atenção integral às necessidades da criança e do adolescente, além de promover interação com outros assistidos.

O projeto é uma parceria da Apala com o Instituto Ronald McDonald. Tanto a primeira, quanto a segunda fase do projeto foram possíveis graças aos recursos arrecadados no Mc Dia Feliz. Ao contribuir com evento, comprando o Big Mac, a renda já estará contribuindo com projetos que apoiam a causa da oncologia pediátrica.

A educação é uma das formas de garantir a dignidade da pessoa humana, por sua capacidade de levar à autonomia de ação e de pensamento, contribuindo para o pleno desenvolvimento individual.

 

 

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