McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

Em 2021 a ação vai acontecer no dia 23 de outubro (sábado), mas a compra do sanduiche BigMac já pode ser garantida pelo e-commerce (https://www.mcdiafeliz.org.br/comprar/27/0/1/) ou presencialmente, com os voluntários e colaboradores da instituição. O valor unitário é de R$ 17,00 (dezessete reais).

Neste ano, a 33ª edição do McDia Feliz vai beneficiar 67 projetos de 56 instituições que atuam na oncologia pediátrica no Brasil. A lista foi anunciada pelo Instituto Ronald McDonald, organização sem fins lucrativos que coordena o projeto e há mais de 22 anos atua para aumentar as chances de cura da doença, promovendo a saúde e bem-estar de crianças e adolescentes no país.

Os recursos captados pela Apala com a campanha deste ano serão destinados ao projeto “Quanto mais cedo, melhor!” – Programa Diagnóstico Precoce. Encabeçada pela oncopediatra, Dra. Susana Marinho, a iniciativa irá capacitar profissionais da atenção básica de saúde, pediatras e profissionais de educação dos municípios de Junqueiro, Satuba e Teotônio Vilela, além de residentes em pediatria e acadêmicos de medicina e enfermagem.

A instituição participa do programa desde a sua fase piloto, em 2008, e, em Alagoas, já capacitou mais de 3.200 profissionais e 34 acadêmicos de medicina e enfermagem, em 14 municípios.

Devido ao contexto mundial da pandemia da Covid-19, o McDia Feliz 2021 seguirá uma série de medidas que priorizaram a saúde e segurança dos clientes, funcionários e parceiros da rede, respeitando todos os protocolos estabelecidos pelos órgãos de saúde e pelo programa McProtegidos. Em Alagoas, as habituais apresentações artísticas nas unidades do McDonald’s estão suspensas e o foco da campanha será apenas na venda do Big Mac.