Programa Diagnóstico Precoce

Considerando a importância do diagnóstico precoce no cenário do câncer em crianças e adolescentes, o Instituto Ronald McDonald criou o Programa Diagnóstico Precoce. A iniciativa, idealizada em 2005 pelo Comitê de Projetos do Instituto Ronald McDonald em parceria com o INCA, viabiliza a execução de projetos de capacitação de profissionais da Estratégia Saúde da Família. (Fonte: Instituto Ronald McDonald)

Criado em 2008 na Apala em parceira com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – Uncisal, o Projeto de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, tem o objetivo de esclarecer a sociedade alagoana, sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer em crianças e adolescentes. O projeto alerta para a importância do diagnóstico precoce na obtenção da cura e de um tratamento sem sequelas. Quanto mais cedo o câncer for detectado maior é a chance de cura. Existem vários tipos de câncer e cada tipo requer um tratamento diferente. O tratamento do câncer pode incluir cirurgia e quimioterapia.

O Programa Diagnóstico Precoce é um exemplo de ação integrada e necessária para o enfrentamento do problema do câncer na criança e no adolescente. Cumpre o papel de levar informação qualificada aos pediatras da rede de atenção básica e das equipes de saúde da família, elos fundamentais do jovem e da família com o Sistema único de Saúde (SUS).

Mais informações: http://www.instituto-ronald.org.br/index.php/programas- do-instituto/diagnostico-precoce