15 de fevereiro de 2022

Campanhas de combate ao câncer marcam o mês de fevereiro

Apala destaca a importância de debater amplamente a doença para aumentar as chances de cura

O segundo mês do ano é marcado por inúmeras datas que tem como objetivo debater o câncer, por meio de ações mundiais de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e do acesso ao tratamento. Além da campanha “Fevereiro Laranja”, dedicada ao combate à leucemia, também é celebrado o Dia Mundial do Câncer (04/02) e o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, que acontece nesta terça-feira (15/02).

A Apala, Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas, foi fundada em 1993 e atualmente atende crianças com todo tipo de câncer e adultos com leucemia. Em média, 200 assistidos de todo o estado são atendidos por mês na instituição. Só em 2021, foram 79 novos cadastros. Os números são um alerta para a necessidade de discutir o assunto.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), câncer é o conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo.

Para Larissa Padilha, gestora da Apala, as campanhas de conscientização ampliam as chances de um diagnóstico precoce e consequentemente de cura. “Proporcionar o acesso a todas as informações necessárias sobre o câncer é estimular a identificação de sintomas e sinais ligados à doença e facilitar o encaminhamento aos tratamentos necessários”, destacou.

FEVEREIRO LARANJA

A campanha “Fevereiro Laranja” tem o intuito de conscientizar a sociedade sobre a leucemia e também destacar a importância da doação de medula óssea.

A leucemia ocupa a 9ª posição entre os tipos de câncer mais comuns em homens e 11ª em mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2020-2022, em nosso país serão diagnosticados mais de 10 mil casos novos da doença.

Em Alagoas, 42,17% do público infanto-juvenil assistido pela Apala foi diagnosticado com leucemia, segundo o panorama de 2021.

Sintomas como queda da imunidade, anemia, fadiga, infecções, febre, hematomas, sangramentos espontâneos e redução na contagem de plaquetas, devem servir de alerta.

DIA MUNDIAL DO CÂNCER
Em 04 de fevereiro foi celebrado o Dia Mundial do Câncer. A data surgiu como iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS) no intuito de conscientizar e educar toda a sociedade sobre a doença, além de influenciar as pessoas e os governos para que dediquem suas atenções ao tema.
No ano de 2022, a campanha abordou as barreiras que impedem o acesso aos cuidados fundamentais para o controle da doença, tendo como tema a “Equidade no Controle do Câncer”.

 

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO C NCER INFANTIL

O Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, 15 de fevereiro, foi uma data instituída pela Confederação Internacional de Pais de Crianças com Câncer (ICCCPO) para alertar os pais e/ou responsáveis sobre a importância de estarem atentos aos sinais e sintomas das crianças e adolescentes, para que por meio do diagnóstico precoce as taxas de cura aumentem.
SOBRE A APALA

A Apala funciona como uma casa de apoio, oferecendo hospedagem, alimentação, acompanhamento social e psicológico, tratamento odontológico, cestas básicas, auxílio para compra de medicamentos, transporte para os hospitais de referência e outros serviços fundamentais para proporcionar mais qualidade de vida e aumentar as esperanças de cura.

Galeria de imagens (Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil):

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *