19 de maio de 2022

Uniformes de eletricistas se transformam em artesanato e fortalecem parceria entre Equatorial Alagoas e Apala

Distribuidora realizou, nesta quarta-feira (18), doação de mais de 200 peças inservíveis para o ateliê da instituição; ação está relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Com o objetivo de contribuir para a sustentabilidade e lançar um novo olhar sobre o ciclo de descarte de tecidos e resíduos têxteis, a Equatorial Alagoas realizou, nesta quarta-feira (18), a doação de mais de 200 uniformes de eletricistas para o ateliê da Associação de Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), localizada no bairro da Gruta de Lourdes, parte alta de Maceió.

A parceria entre a distribuidora e a organização sem fins lucrativos confecciona peças artesanais, como bolsas, carteiras, porta moedas, nécessaires e fuxicos, a partir de uniformes inservíveis de brim, material muito resistente utilizado por eletricistas e outros profissionais durante a realização de atividades operacionais, industriais e de construção.

ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis

A parceria entre a Equatorial Alagoas e a Apala iniciou em 2021 e os primeiros uniformes foram doados pela concessionária de energia em novembro do mesmo ano. A ação está diretamente relacionada ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial o ODS 12, que aborda a produção e o consumo sustentáveis, com foco no uso eficiente e responsável de recursos e resíduos.

A executiva de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, Isa Mendonça, afirma que a transição da economia linear para a economia circular exige um esforço conjunto de toda a sociedade para a criação de um futuro mais viável tanto economicamente quanto para a natureza. “Atuamos para espelhar e contribuir para a mudança. Por isso, estamos constantemente refletindo e priorizando métodos de produção que não sejam maléficos para o meio ambiente”, resume.

Artesanato que transforma vidas

O presidente da Apala, Dr. Ebeveraldo Amorim Gouveia, agradeceu a Equatorial Alagoas pela doação dos uniformes e lembrou que, periodicamente, a instituição filantrópica realiza oficinas de corte e costura com os retalhos, beneficiando pacientes diagnosticados com leucemia e suas famílias.

“Com muito talento, amor e dedicação, as vestimentas se transformam em verdadeiras obras de arte. No meio de tantos desafios e dificuldades, essa é uma maneira que as pessoas com leucemia encontram para continuar lutando. Vale lembrar que a iniciativa também contribui para a geração de renda, pois muitos já saem aptos para costurar e vender peças artesanais”.

Eficiência energética e responsabilidade socioambiental

Além da doação dos uniformes de eletricistas, a Equatorial Alagoas também já realizou outros investimentos em benefício da Apala. Em 2021, a distribuidora contemplou a entidade com o E+ Energia do Bem, projeto que integra o Programa de Eficiência Energética da Equatorial (PEE), chancelado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e tem como objetivo desenvolver ações para a reduzir o consumo de energia elétrica em instituições filantrópicas, contribuindo para o consumo consciente e a responsabilidade socioambiental.

Entre as diversas benfeitorias estão a instalação de um sistema solar fotovoltaico, a substituição de lâmpadas obsoletas por lâmpadas de LED, instalação de seis aparelhos ar-condicionado com selo Procel e tecnologia Inverter, além da troca de duas geladeiras, um fogão e um micro-ondas. A iniciativa da Distribuidora contou com investimentos de mais de R$ 370 mil.

FONTE: Assessoria de Imprensa da Equatorial Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *