13 de setembro de 2022

Setembro Dourado: Apala e Instituto Ronald McDonald na luta contra o câncer infantojuvenil

Parceria garante formação em diagnóstico precoce para estudantes e profissionais da saúde e educação

A campanha Setembro Dourado busca conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, a doença que mais mata na faixa etária entre 1 a 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Entre as iniciativas de combate ao câncer da Apala, está o projeto “Quanto mais cedo, melhor!”, uma capacitação integrante do “Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”, realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

A Apala participa do Programa desde a fase piloto, realizada em 2008. Em Alagoas, já foram capacitados mais de 3.277 profissionais e 97 acadêmicos de medicina e enfermagem e residentes em pediatria até o ano de 2021.

Apenas neste ano, serão ofertadas 1.072 vagas, sendo 150 delas para acadêmicos de medicina e enfermagem e residentes em pediatria. As demais serão destinadas aos profissionais dos municípios de Satuba, Teotônio Vilela e Junqueiro (que atuam na Estratégia de Saúde da Família, pediatras e outros profissionais que trabalham com crianças e adolescentes, além de profissionais da educação).

O diagnóstico precoce salva vidas!

Para saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *