25 de fevereiro de 2023

Apala promove “Carnaval Laranja” para crianças com câncer

Festa fez alusão à campanha “Fevereiro Laranja”, de combate à leucemia

Nesta sexta-feira (24), o “Carnaval Laranja”, da Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas (Apala), animou seus assistidos, acompanhantes e colaboradores.

Além da folia, a celebração foi dedicada à campanha “Fevereiro Laranja”, que tem como objetivo conscientizar toda a sociedade sobre a leucemia e reforçar a importância da  doação de medula óssea. 

A Apala foi fundada em 1993 e atualmente atende crianças com todo tipo de câncer e adultos com leucemia. Em média, 200 assistidos de todo o estado são atendidos por mês na instituição. Apenas em 2022 foram 80 novos cadastros na instituição, enquanto os casos de leucemia representam aproximadamente 22,5% desse total. Os números são um alerta para a necessidade de discutir amplamente o assunto.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a leucemia ocupa a 9ª posição entre os tipos de câncer mais comuns em homens e 11ª em mulheres, além de ser o tipo de câncer mais comum no público infantojuvenil. Sintomas como queda da imunidade, anemia, fadiga, infecções, febre, hematomas, sangramentos espontâneos e redução na contagem de plaquetas, devem servir de alerta.

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Para uma média de 100 mil pacientes com leucemia, apenas 01 doador de medula óssea é compatível. Por isso, a campanha Fevereiro Laranja reforça que quanto mais doadores disponíveis, maiores são as probabilidades de compatibilidade com os pacientes.

Confiram um pouco da festa!

CARNAVAL LARANJA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *