7 de junho de 2023

Apala inicia Etapa 2023 do Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil

Projeto oferta capacitação gratuita para estudantes e profissionais

A Apala (Associação dos Pais e Amigos dos Leucêmicos de Alagoas), instituição que presta serviços para crianças e adolescentes com câncer e adultos com leucemia, dará início ao Projeto “Quanto mais cedo, melhor!” – Etapa 2023. O Projeto é parte integrante do Programa de Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald.

O objetivo é contribuir para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes, de forma a reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais e sintomas e o diagnóstico em um serviço especializado, favorecendo o aumento da probabilidade de cura.

O Programa surgiu em 2008 como uma iniciativa de capacitar os profissionais da Atenção Básica de Saúde a suspeitar precocemente do câncer em crianças e adolescentes, como também contribuir para a organização da Rede de Prevenção e Controle do Câncer nas regiões onde os projetos são executados. Posteriormente, o público alvo foi ampliado, capacitando também pediatras, enfermeiros, acadêmicos de medicina/enfermagem e residentes em Pediatria.

Desde sua implantação o Programa capacitou mais de 26.000 profissionais da Atenção Básica de Saúde, 703 estudantes e 39 residentes, em 204 municípios de 14 Estados, alcançando a cobertura de cerca de 10.962.699 crianças e adolescentes.

A partir de 2022 o Programa trouxe como inovação a ampliação do público alvo, incorporando ainda os profissionais da área de educação e profissionais que lidam com crianças e adolescentes de todos os níveis de atenção em saúde.

A Apala participa do Programa desde a sua fase piloto e em Alagoas, até 2022, o projeto já capacitou mais de 3.368 profissionais de saúde de 21 municípios, 249 profissionais de educação de 2 municípios e 114 acadêmicos de Medicina, Enfermagem e residentes em Pediatria.

Para o ano de 2023, o Programa irá capacitar no estado profissionais de Atenção Básica e de Educação dos municípios de Delmiro Gouveia, Santana do Ipanema e Piranhas, além de acadêmicos de medicina e enfermagem e residentes em Pediatria. A meta da instituição é capacitar 478 pessoas.

As capacitações serão iniciadas no município de Piranhas, com os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde de Estratégia de Saúde da Família.

Mais informações:

(82) 9999-1221

diagnosticoprecoce@apala.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *