Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Os tumores podem ter início em diferentes tipos de células. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

 PREVENÇÃO

A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor. O principal é o tabagismo. O consumo de bebidas alcoólicas e de gorduras de origem animal, dieta pobre em fibras, vida sedentária e obesidade também devem ser evitados para prevenir os tumores malignos. São raros os casos de câncer que se devem apenas a fatores hereditários.

TIPOS DE CÂNCER

O câncer pode surgir em qualquer parte do corpo, mas alguns órgãos são mais afetados do que outros. Entre os mais afetados estão pulmão, mama, colo do útero, próstata, cólon e reto (intestino grosso), pele, estômago, esôfago, medula óssea (leucemias) e cavidade oral (boca). Cada órgão, por sua vez, pode ser afetado por tipos diferenciados de tumor, menos ou mais agressivos.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer é feito por meio de uma ou várias modalidades combinadas. A principal é a cirurgia, que pode ser empregada em conjunto com radioterapia, quimioterapia ou transplante de medula óssea. O médico vai escolher o tratamento mais adequado de acordo com a localização, o tipo do câncer e a extensão da doença. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas pelo SUS.

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Opção de tratamento para algumas doenças do sangue, como leucemia e linfoma, o transplante substitui a medula doente por células normais de medula óssea – líquido que ocupa a cavidade dos ossos e que produz os componentes do sangue. Como a chance de encontrar um doador compatível na família é de 25%, é preciso formar bancos de doadores voluntários para aumentar essa possibilidade.

PRINCIPAIS TIPOS DE CÂNCER QUE AFETAM AS CRIANÇAS

  • Leucemia;
  • Linfoma;
  • Câncer no sistema nervoso;
  • Tumores no cérebro;
  • Câncer nos rins;
  • Câncer nos músculos;
  • Câncer nos olhos;
  • Câncer nos ossos.

SINTOMAS DO CÂNCER INFANTOJUVENIL

– Palidez acentuada;

– Dor óssea;

– Dor de dente com tumefação e sangramento;

– Hemorragia nos olhos / conjuntivite crônica;

– Feridas que não cicatrizam e que aparecem sem causa explicável;

– Sangramentos inexplicáveis (boca, nariz, ouvido e ânus);

– Anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos;

– Caroços (ínguas) que continuam crescendo após a melhora do quadro inflamatório;

– Dificuldade de engolir alimentos;

– Aumento do volume abdominal;

– Perda significativa de peso;

– Aumento dos olhos;

– Mudança de cor, número e tamanhos de pintas, verrugas e sinais de pele;

– Otite crônica (inflamação no ouvido) acompanhada de dermatite seborreica;

– Febre prolongada, mesmo com o uso de medicações contra a febre;

– Reflexo branco nas pupilas (olho de gato);

– Mudanças rápidas ou demoradas no funcionamento intestinal;

– Manchas roxas pelo corpo com sangramentos em locais que não sejam de traumas;

– Dor de cabeça que não melhora após o uso de analgésicos, acompanhada de vômito;

– Pneumonia sem cura, mesmo com uso de medicamentos.

 Fonte: Instituto Nacional de Câncer