De acordo com a Lei de Estágio (Lei 11.788/2008) “Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação. O estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho”.

A prática do estágio é oportunidade para os estudantes vivenciarem no dia a dia de uma organização os desafios do mercado de trabalho e aplicarem a teoria (os conhecimentos) adquiridos nas Faculdades ou Universidades. Contribui para o desenvolvimento e crescimento profissional do jovem.

ESTÁGIO APALA

Em 15 de outubro de 2007, a Apala submeteu um Projeto de Cooperação Trilateral entre a Apala, Ufal e Iniciativa Privada, solicitando a concessão de bolsas para estudantes com a finalidade de realizarem estágio nesta instituição.

Por meio deste projeto, foram concedidas pela FIEA (Instituto Euvaldo Lodi – IEL) duas bolsas a alun@s selecionados pela instituição (Apala) na área de Contabilidade e Relações Públicas.  Além dessas duas bolsas a Apala disponibiliza vaga de estágio na área de Serviço Social (estágio obrigatório). Para o preenchimento destas vagas, realizamos convênios com instituições de ensino superior. De acordo com a nossa necessidade neste campo, entramos em contato com as instituições conveniadas para agilizarmos o processo seletivo.

Todos os estagiários na instituição obedecem a Lei nº. 11.788, de 25 de setembro de 2008, e aos regulamentos internos das suas respectivas faculdades ou universidades, e ainda os vinculados ao IEL são regidos por suas normas.

ESTÁGIO ODONTOLOGIA

A Instituição possui uma parceria com os cursos de Odontologia da Ufal e do Cesmac. Os dentistas Natanael Barbosa, Patrícia Batista e Larissa Fragoso desenvolvem atendimentos às nossas crianças com auxílio de estudantes do referido curso na Apala. O consultório odontológico foi conseguido através do Programa Cidadão Nota Dez e possui todas as certificações para o seu funcionamento.

ESTÁGIO INTERNACIONAL

Em outubro de 2012, a Apala recebeu a estagiária Juliana Roldão pelo período de 20 dias, tendo em visto que a estudante frequenta o mestrado em Assistência Social na faculdade de Kingston em Londres.

A estagiária se envolveu no conjunto das atividades específicas do Serviço Social e também circulando nos demais setores: Psicologia, Gerência Administrativa e Recursos Humanos onde se insere a Coordenação de Voluntários e Estágios.  Participou da brinquedoteca, espaço de ocupação, arte e terapia das crianças.

Além disso, participou dos eventos institucionais como: Festival de Arte e Cultura, Dias das Crianças e Família Apala e também realizou visitas hospitalares aos assistidos da instituição nos respectivos hospitais (Santa Casa de Misericórdia e Hospital do Açúcar).